Governo de Goiás

Museu Pedro Ludovico Teixeira

Procure o que você precisa:
Quarta, 19 de Junho de 2019
A Casa
Casa Pedro Ludovico
11/10/2012 16h07 - Atualizado em 14/12/2012 15h44

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta é, primeiramente, a história não de um museu, mas de uma casa... uma casa e sua importância no contexto histórico de uma cidade... uma casa e seus moradores ilustres, uma casa e suas características modernas.

Imagine-se em 1934, em um sítio novo, plano, que começava a se transformar em cidade. Nesta data, já se avistavam em seus arredores o Palácio do Governo, um Grande Hotel, uma praça monumental. Goiânia estava nascendo, sob os esforços imensuráveis de um grande político: Pedro Ludovico Teixeira, que bravamente transferia a capital do Estado, antes Vila-Boa de Goiás, para a nova Goiânia!

Neste momento já podemos vislumbrar a importância da primeira grande casa, a sede residencial do futuro governador e sua família. Como fazê-la, senão seguindo-se os preceitos do estilo arquitetônico em voga no momento: o Art Decó?

DADOS HISTÓRICOS

Construída em 1934, aproximadamente, e concluída em 1937, a antiga residência de Pedro Ludovico Teixeira, governador do Estado, situa-se na Av. Dona Gercina Borges Teixeira, esquina com a rua 25, nº133, Setor Central. Foi nesta casa que o político viveu até sua morte, em 16 de agosto de 1979, onde criou sua família. A Lei nº 8.690, de 25 de setembro de 1979, autorizou o governo de Goiás a implantar o Museu Pedro Ludovico, cuja criação se deu pelo decreto nº2.712, de 18 de maio de 1987.

O edifício, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi projetado e construído pela equipe do escritório Coimbra Bueno. Atílio Corrêa Lima participou apenas dos riscos originais, pois, em 34, não mais trabalhava na construção de Goiânia.

Suas características formais e estilísticas se mantêm intactas até hoje, inclusive o mobiliário.

Distribuído por toda residência encontra-se um acervo vastíssimo. São porcelanas, mobiliário, vestuário, cristais, fotos e objetos de uso pessoal, além de livros e documentos originais, datados dos anos vinte até a década de setenta, que compõem a biblioteca particular de Pedro Ludovico. O Museu passou, recentemente, por ampla reforma, conservando-se, no entanto, todo o seu acervo.

CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS GERAIS DO EDIFÍCIO

No momento de sua finalização, a residência do então interventor federal de Goiás tinha ares e dimensões palacianas, se levarmos em consideração o padrão goiano da época. Em termos de dimensões, ocupava um lote acima do padrão que vigorava na cidade.O programa de necessidades era extremamente sofisticado para a época. A parte social era composta de duas salas de estar e uma sala de jantar, atendendo prontamente às necessidades de um político do porte de Pedro Ludovico, que recebia inúmeras pessoas ilustres em sua casa. Escritório, quarto com closet e banheiro conjugado, e sala íntima voltada para uma sacada no segundo pavimento eram um luxo de privacidade naqueles tempos.

Em termos gerais, o art déco se fez presente neste edifício das seguintes formas: predominância da horizontalidade, implantação de esquina valorizando o acesso, afastamento frontal e lateral de 5 metros, assimetria, ausência de ornamentação excessiva, predominância de cheios sobre vazios, articulação de volumes puros e salientes, volumetria prismática, áreas de luz e sombra nas fachadas e monumentalidade monolítica.

ANÁLISE DE ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS DÉCO

1) Aberturas

Primeiramente, há que se registrar a ocorrência das aberturas em forma de escotilhas, na sacada curva da fachada principal. Outro destaque deve ser dado à janela apresentada em uma face curva da fachada lateral direita. O alpendre recebe as portas e janelas da sala de visitas e da sala de jantar. As portas voltadas para este alpendre são quadriculadas e recebem desenhos geométricos, sendo de duas folhas.

2) Vedações
A alvenaria empregada no fechamento deste edifício apresenta pelo menos duas peculiaridades. A primeira delas corresponde a um aspecto diferenciado de todos os demais edifícios déco - o uso da alvenaria estrutural. A segunda peculiaridade refere-se ao tratamento decorativo recebido pelas paredes, que foram emassadas formando relevos ondulantes.

 3) Estrutura
A estrutura mostra-se aparente nesta edificação apenas no alpendre. Foram encontrados dois diferentes tipos de pilares: circular e retangular arredondado em uma das extremidades.

 4) Cobertura, Platibandas e Marquises
Tanto a edificação principal, quanto a edícula de serviço são cobertas por entelhamento cerâmico oculto por platibanda, sendo que em alguns pontos é possível observar a tubulação de queda d´água. A sacada principal funciona ainda como uma grande marquise de marcação do acesso principal, sendo que sobre as principais aberturas foram também encontradas pequenas marquises isoladas, demonstrando a clara intenção de proteção solar.

 5) Sacadas Embutidas, Escadas e Floreiras
Foram encontradas ainda na edificação duas sacadinhas embutidas voltadas para dois dos três quartos simples. O guarda-corpo das mesmas é em alvenaria, sendo acrescidos de uma borda saliente e uma faixa decorativa canelada. Observa-se um rasgo na face frontal da sacada, onde foram acrescentadas grades de ferro em desenhos geométricos, remetendo-nos às características de arquitetura naval. Outro importante elemento arquitetônico encontrado foram as escadas de acesso à edificação, adjacentes à floreira de entrada revestida com pedra. Trata-se de dois importantes recursos de valorização da entrada principal.

PRESERVAR PARA REFAZERMOS A HISTÓRIA

Símbolo de luta pelo progresso, Pedro Ludovico Teixeira deixou um legado inestimável para todos os goianos. Sua experiência pessoal de moradia é um exemplo de coerência, confiança no novo, no inexplorado e nos faz relembrar a cada dia a importância de uma grande decisão histórica. Leia-se por coerência a própria saída encontrada por ele para driblar toda carência de recursos econômicos de um Estado que começava a se fortalecer, e de uma cidade em princípios de surgimento.

 

Rua Dona Gercina Borges Teixeira, 47 - S Central Goiânia - GO, 74015-090

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento